Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
NEJM: coletânea dos artigos mais relevantes de 2020 - Parte 1
  • Artigo
  • 27/01/2021
  • NEJM, The New England Journl of Medicine

O ano de 2020 foi desafiador para profissionais de diversas especialidades médicas e autoridades de saúde diante do cenário de pandemia de COVID-19. Por isso, muitas pesquisas foram realizadas com o objetivo de encontrar tratamentos mais eficazes para frear o novo patógeno. Porém, em paralelo, muitos estudos importantes relacionados a outras doenças avançaram e contribuíram para a mudança na prática da medicina. 

Com essa premissa, os editores do New England Journal of Medicine (NEJM) fizeram uma seleção de 14 artigos mais relevantes publicados no periódico chamado de "Notable Articles of 2020". Esta coleção inclui estudos sobre a COVID-19, câncer de mama, câncer de próstata, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial. Nesta primeira parte, você vai conferir uma breve descrição dos 7 primeiros artigos da coletânea.

1 - Tucatinib, Trastuzumab, and Capecitabine for HER2-Positive Metastatic Breast Cancer

DOI: 10.1056/NEJMoa1914609

O estudo foi realizado com pacientes com câncer de mama metastático e receptor HER-2 positivo com o objetivo de usar o Tucatinib combinado ao Trastuzumab e Capecitabina. Observou-se resultados promissores como a da redução da mortalidade e maior sobrevida livre da doença. No entanto, o uso do Tucatinib foi relacionado a maiores riscos de diarreia e níveis elevados de aminotransferase. 

 

2 - Treatment of Highly Drug-Resistant Pulmonary Tuberculosis

DOI: 10.1056/NEJMoa1901814

As formas mais resistentes de tuberculose ainda estimulam esforços em busca de tratamentos mais eficientes. São poucas as opções de tratamento e é comum que os resultados não sejam satisfatórios No entanto, o uso combinado de Bedaquilina, Pretomanida e Linezolida descrito no artigo teve resultados favoráveis após 26 semanas de tratamento. Entretanto, o estudo contou com apenas 109 participantes da África do Sul, onde se constatou que 11 pacientes (10%) tiveram um desfecho desfavorável e 98 pacientes (90%) tiveram melhora e alguns efeitos tóxicos associados foram observados.

 

3 - Conservative Oxygen Therapy during Mechanical Ventilation in the ICU

DOI: 10.1056/NEJMoa1903297

Pacientes que são submetidos à ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva (UTI) geralmente recebem uma alta fração de oxigênio inspirado (Fio2) e apresentam alta tensão arterial de oxigênio. O uso conservador de oxigênio pode diminuir a exposição ao oxigênio, diminuir a lesão pulmonar e sistêmica oxidativa e, com isso, aumentar o número de dias de sobrevida sem ventilação mecânica.

Neste estudo, os resultados mostraram que, no caso da ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva, em comparação com a oxigenoterapia convencional, o uso de oxigenoterapia conservadora não tem efeito significativo no número de dias sem ventilação.

 

4 - Early Transmission Dynamics in Wuhan, China, of Novel Coronavirus–Infected Pneumonia

DOI: 10.1056/NEJMoa2001316

Os casos iniciais do que se acreditava ser uma pneumonia revelou-se uma infecção por um vírus desconhecido, que mais tarde foi identificado como novo coronavírus (SARS-CoV-2) . O surto ocorreu em Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019.

O ensaio visava analisar os dados dos primeiros 425 casos confirmados em Wuhan para determinar as características epidemiológicas da doença.

Com base nessas informações, os pesquisadores identificaram que a transmissão ocorria de pessoa para pessoa e medidas de prevenção foram estabelecidas para evitar a propagação do vírus principalmente nos grupos de risco.

 

5 - Initial Invasive or Conservative Strategy for Stable Coronary Disease

DOI: 10.1056/NEJMoa1915922

A pesquisa comparou duas técnicas para tratar pacientes com doença coronariana estável e isquemia moderada ou grave. Com a participação de 5179 pacientes, o estudo foi realizado apenas com terapia médica e outra com intervenção invasiva e terapia médica. De acordo com as conclusões descritas no artigo, não foram encontradas evidências de que uma estratégia invasiva inicial, em comparação com uma estratégia conservadora inicial, reduziu o risco de eventos cardiovasculares isquêmicos ou morte por qualquer causa.

 

6 - Two Phase 3 Trials of Inclisiran in Patients with Elevated LDL Cholesterol

DOI: 10.1056/NEJMoa1912387

Os testes foram compostos por pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica e níveis elevados de colesterol LDL apesar de receberem terapia com estatinas na dose máxima tolerada. Metade do grupo recebeu Inclisiran via subcutânea semestralmente e a outra metade placebo. Dentre aqueles que receberam Inclisiran os níveis de colesterol LDL foram reduzidos em 50%. No entanto, esse medicamento teve mais eventos adversos no local da injeção.

 

7) Oral Relugolix for Androgen-Deprivation Therapy in Advanced Prostate Cancer

DOI: 10.1056/NEJMoa2004325

O estudo aponta a eficácia e segurança no uso do medicamento Relugolix para o tratamento de homens com câncer de próstata avançado em comparação com a terapia padrão (leuprolide). Além de apresentar uma resposta superior ao leuprolide em inibir a testosterona, com um risco 54% menor de eventos cardiovasculares adversos maiores.

 

Os resumos dos artigos na íntegra podem ser encontrados em: Notable Articles of 2020

Confira na sexta-feira (29) a segunda parte da seleção com mais 7 artigos publicados no NEJM.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.