
Medicamento para complicações do diabetes na visão será ofertado pelo SUS
O Ministério Público aprovou a oferta do Aflibercepte no Sistema Único de Saúde (SUS). Destinada para pacientes diagnosticados com Edema Macular Diabético (EMD), o remédio auxilia no tratamento de complicações da doença e evita que a mesma evolua para cegueira.
O medicamento é administrado através de uma injeção, aplicada no olho com o objetivo que conter a proliferação dos vasos da retina, que levam ao agravamento da doença. O EMD é uma das principais causas de perda de visão em pessoas com diabetes dos tipos 1 e 2, que já possuem a doença há bastante tempo e não realizam o controle da glicemia corretamente.
Após a publicação do medicamento na portaria do Diário Oficial da União (DOU), ele estará disponível para a população em 180 dias, como um complemento mais específico e eficaz para o tratamento de EMD. Atualmente são oferecidos apenas diuréticos, antiinflamatórios, corticóides e medicamentos que auxiliem no controle da diabetes.
Informações sobre medicamentos e medicina complementar, baseadas em evidências, você encontra na IBM Micromedex. Através do DrugDex, a principal base de dados de medicamentos no mercado, são fornecidos conteúdos referenciados e imparciais sobre dosagens, farmacocinética, precauções, interações e aplicações clínicas.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.