Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Lítio pode ser uma alternativa para idosos com Alzheimer, aponta estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Notícias
  • 17/09/2019
  • Alzheimer, Lítio, Parkinson

Cientistas brasileiros e norte-americanos estão desenvolvendo pesquisas com aplicação do lítio para retardar o envelhecimento celular, um dos fatores ligados ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Apesar da utilização da substância para tratar o Alzheimer não ser inédita, o novo tratamento apresenta novos resultados. 

O experimento em humanos consistiu na utilização de uma técnica de reprogramação que permite transformar células adultas – do sangue ou do fibroblasto (camada mais interna da pele) – em células-tronco pluripotentes induzidas (IPS, na sigla em inglês), que foram estimuladas a se diferenciar em astrócitos. A metade das células foi tratada com lítio conforme passava pelo processo natural de envelhecimento celular e a outra metade não recebeu o medicamento.

A professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) Tânia Viel, uma das responsáveis pelo projeto, ressaltou que os novos resultados da pesquisa com o lítio foram significativos. “Observamos que o envelhecimento foi bastante reduzido nas culturas que receberam o lítio. O envelhecimento celular é um dos fatores relacionados ao aumento do câncer e de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson”, explicou.

Os estudos preliminares dessa pesquisa foram publicados pelo periódico Current Alzheimer Research da editora Bentham Science, altamente especializada nas áreas de ciências, tecnologia e medicina. 

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.