Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
John Smeaton: conheça o “pai da Engenharia Civil”
  • Artigo
  • Ciências Exatas
  • 10/02/2021
  • pai da Engenharia Civil, John Smeaton

A palavra “Engenharia” tem origem no latim ingenius (in, “dentro”, genius, divindade que preside a cada um”), que significa "produzir ou gerar talento” ou “qualidade nata". Ela pode ser entendida como a área que aborda os conceitos de desenvolvimento, construção, análise e manutenção de alternativas que auxiliem e ofereçam mais acessibilidade nas atividades do dia a dia. 

Ao longo dos anos, conforme as necessidades de cada época, dividiu-se em diversas áreas específicas. Uma das áreas que vamos abordar é a Engenharia Civil, o campo responsável pela projeção, construção, gerência e manutenção de todas as funções básicas relacionadas à infraestrutura produzida para o desenvolvimento, a proteção ambiental e o bem-estar da sociedade. Este profissional atua em serviços que envolvem a construção de pontes, estradas, aeroportos, sistemas de água e esgoto, entre outros.

Grandes nomes ajudaram a construir a história da Engenharia Civil no mundo, como é o caso do inglês John Smeaton. Neste artigo, você vai conhecer a carreira e as suas contribuições que foram fundamentais para a evolução e o progresso nesta área.  Hoje, ele também é considerado o “pai da Engenharia Civil.” 

Vida e carreira 

John Smeaton foi o primeiro engenheiro civil, nascido em 8 de julho de 1724, em Austhorpe, no Reino Unido. Por influência do seu pai, que era advogado e procurador, dedicou-se ao estudo das leis. Porém, desistiu para estudar mecânica. Com isso, fez diversos estudos nesta área, como o desempenho de rodas de água e de moinhos de vento através de modelos reduzidos. Ele foi ainda inventor, astrônomo e escritor em vários campos da mecânica. 

Aos 26 anos publicou o seu primeiro estudo pela Royal Society e aos 35 anos recebeu a comenda de ouro da sociedade. No campo da hidráulica, sua principal publicação foi “An experimental Inquiry concerning the Natural Powers of Water and Wind to turn Mills, and other machines, depending on a Circular Motion”.

Smeaton é considerado o fundador da profissão de engenharia civil na Grã Bretanha e conhecido como patrono da Engenharia. De acordo com a história, em 1768, o inglês se autointitulou “engenheiro civil” para diferenciar-se dos profissionais militares, criando assim uma nova e distinta profissão. Seu nome tornou-se uma referência importante para o setor, sendo responsável por diversos projetos de pontes, canais, portos e faróis.

Contribuições

Em 19771, Smeaton fundou na Inglaterra a Sociedade de Engenheiros Civis. Essa foi a primeira sociedade de engenharia a se formar em qualquer parte do mundo e a mais antiga. O seu objetivo era reunir profissionais para projetar e executar grandes projetos. Após a morte do seu fundador, foi renomeada para Sociedade Smeatonian de Engenheiros Civis. Em 2021, completa o 250º aniversário da sociedade e para comemorar foi criada uma  medalha de aniversário que representa no futuro a criação da Medalha Smeaton. A proposta é premiar os engenheiros em início e meio de carreira pelas iniciativas inovadoras para o bem público.

• Como especialista em construções de portos e projetos de drenagens, o seu principal projeto de engenharia foi o Farol de Eddystone Lighthouse, onde reinventou o cimento hidráulico, em 1750. Este material ou um ligante, reage após ser combinado com a água e vai endurecendo aos poucos. Para fabricação do cimento ele usou cinza vulcânica oriunda da Itália, conhecida como pozolana. Assim o cimento endurecido manteria a sua força e dureza, mesmo se imerso no líquido. 

• O engenheiro teve participação importante na transição da energia eólica e água para a energia a vapor. Ele introduziu eixos de ferro fundido e engrenagens em moinhos de vento e moinhos de água. Por este feito, recebeu a Medalha Copley da Royal Society para uma investigação experimental sobre os poderes naturais da água e do vento para transformar moinhos, em 1759. 

John Smeaton morreu aos 68 anos, em 28 de outubro de 1792, em Austhorpe. Ele entrou para a história como o primeiro engenheiro a se autodeclarar Engenheiro Civil, em oposição aos engenheiros militares.

Sobre o The Institution of Engineering and Technology (IET)

The Institution of Engineering and Technology é uma instituição do Reino Unido, considerada também uma das maiores do mundo e parceira da Dot.Lib, que oferece informações de excelência no campo da engenharia e tecnologia através de livros, periódicos e bases de dados. Sua base conta, atualmente, com mais de 13 milhões de resumos e indexação especializada para literatura de qualidade para pesquisa nos campos de física e engenharia.

Para mais informações sobre os conteúdos do The Institution of Engineering and Technology, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.