Dot.lib

Complicação estaria relacionada à outra síndrome, que é diagnosticada pelo agrupamento de fatores de risco como diabetes, hipertensão e obesidade (Imagem: iStock). Complicação estaria relacionada à outra síndrome, que é diagnosticada pelo agrupamento de fatores de risco como diabetes, hipertensão e obesidade (Imagem: iStock).
JAMA: estudo associa óbito por COVID grave à síndrome do desconforto respiratório agudo
  • Notícia
  • COVID-19
  • 04/01/2022
  • JAMA Network Open, DotLib, Síndrome Metabólica, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo

Um estudo publicado recentemente no JAMA Network Open sugere que a mortalidade de pacientes internados com a COVID-19 grave está ligada à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) que, por sua vez, está associada à síndrome metabólica. A pesquisa se baseou nos dados coletados em 181 hospitais de 26 países por meio do Estudo Universal de Doenças Respiratórias Virais, da Society of Critical Care Medicine Discovery (Estados Unidos).

Cerca de 29 mil pacientes adultos hospitalizados por COVID-19 foram divididos entre os que possuem a síndrome metabólica (17,5%) — diagnosticada pelo agrupamento de pré-diabetes ou diabetes, obesidade, hipertensão e/ou dislipidemia — e os que não a possuem (82,5%). Os pesquisadores descobriram que a síndrome foi associada a um risco aumentado de admissão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com internação de médio a longo prazo.

Além disso, os resultados mostraram que as chances do paciente desenvolver a síndrome do desconforto respiratório agudo aumentam proporcionalmente a cada fator de risco da síndrome metabólica adicionado, levando-o ao óbito. Apesar das associações, os autores afirmam que o estudo possui algumas limitações, como a pouca disponibilidade de acesso à fenotipagem completa dos pacientes e a impossibilidade de avaliar se as estratégias de ventilação protetora pulmonar foram aplicadas corretamente.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.