Dot.lib

Tecnologia otimiza o tempo dos programadores na criação de comandos e pode ser uma aliada dos demais profissionais da Ciência de Dados (imagem: Canva). Tecnologia otimiza o tempo dos programadores na criação de comandos e pode ser uma aliada dos demais profissionais da Ciência de Dados (imagem: Canva).
IET: cientistas criam ferramenta que vincula manuscritos aos códigos de programação
  • Notícia
  • Tecnologia
  • 01/12/2022
  • Ciência da Computação, Ciência de dados, DotLib, IET, Programação, Tecnologia

Pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, criaram uma ferramenta de programação que permite vincular conteúdos manuscritos em códigos de programação. De acordo com publicação do The Institution of Engineering and Technology (IET), a tecnologia otimiza o tempo e a criatividade dos programadores, que normalmente precisam digitar os comandos dentro do código, e ainda pode ser uma aliada dos demais profissionais das Ciências de Dados.

O Notate, como é chamado o recurso, é alimentado por um modelo de deep learning (ou aprendizado profundo) projetado para possibilitar que programadores incluam notas manuscritas e diagramas ao código textual e vice e versa. Por exemplo: ele pode identificar símbolos de programação manuscritos, como a letra “n”, e vinculá-los aos seus equivalentes datilografados. A ferramenta pode representar um novo caminho ao introduzir a codificação baseada em caneta com inteligência artificial em um momento em que os tablets de desenho estão se tornando mais amplamente usados.

De acordo com Ian Arawjo, um dos cientistas por trás da inovação, há demanda mercadológica para um recurso como o Notate, mas os desenvolvedores de dispositivos para digitação não têm oferecido um suporte para imagens e interfaces gráficas adequados. “Um sistema como esse seria ótimo para Ciência de Dados, especificamente para esboçar plotagens e gráficos que interagem com o código textual”, explica Arawjo.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.