Dot.lib

Formulação da terapia convencional contra a doença é baseada em tentativa e erro, sem garantia de eficácia e segurança (imagem: iStock). Formulação da terapia convencional contra a doença é baseada em tentativa e erro, sem garantia de eficácia e segurança (imagem: iStock).
FSG: inteligência artificial otimiza combinações de medicamentos em coquetel contra a tuberculose
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia
  • 20/10/2022
  • DotLib, Inteligência Artificial, Tratamento, Tuberculose

Cientistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, desenvolveram um método baseado em inteligência artificial para otimizar combinações de medicamentos em coquetéis contra a tuberculose. De acordo com a publicação do Bioanalysis Zone, do Future Science Group (FSG), o objetivo é reduzir o número de testes necessários para determinar se a combinação de fármacos terá alguma interação e se será eficaz de acordo com o quadro infeccioso do paciente.

Foram coletados dados de várias grandes pesquisas que investigaram combinações de dois dos 12 medicamentos para tuberculose estudados. A partir disso, a equipe usou modelos matemáticos que forneceram um conjunto de regras as quais os pares de fármacos devem atender para integrarem os coquetéis. Segundo a professora associada de Biologia Molecular e Microbiologia da Universidade Tufts e autora da pesquisa, Bree Aldridge, esse processo de seleção para o coquetel é mais simplificado e mais preciso na previsão de eficácia.

“Usando as regras de design que estabelecemos e testamos, podemos substituir um par de medicamentos por outros e saber com alto grau de confiança que esse par deve funcionar em conjunto com o outro para matar as bactérias da tuberculose em roedores”, afirma Aldridge. Atualmente, a terapia convencional contra a doença é baseada em tentativa e erro, uma vez que existem 20 compostos possíveis para o tratamento da doença. Estes devem ser combinados em coquetéis de três a quatro medicamentos, com mais de 6 mil combinações possíveis; entretanto, esta estratégia pode gerar bactérias resistentes à antibióticos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.