Exame de vista pode detectar a doença de Parkinson precocemente, aponta estudo
Um estudo recente apresentado na reunião anual da Radiological Society of North America (RSNA) mostrou que um exame ocular combinado com a técnica de inteligência artificial pode diagnosticar precocemente a doença de Parkinson.
De acordo com os pesquisadores, as alterações na fisiologia do cérebro podem ser observadas por meio dos olhos. Então, eles examinaram as imagens oculares e averiguaram se havia sinais da doença e os resultados mostraram que ela pode ser identificada com base nas mudanças na retina.
Para principal autor do estudo, Maximillian Diaz, os resultados obtidos contribuem para detectar mais casos precocemente e entender melhor quem tem Parkinson. "A descoberta mais importante deste estudo foi que uma doença cerebral foi diagnosticada com uma imagem simples do olho. O diagnóstico pode ser feito em menos de um minuto e o custo do equipamento é muito menor em relação a uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética", explicou Diaz.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.