Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Estudos analisam os impactos do SARS-CoV-2 nos tecidos do coração
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 30/07/2020
  • novo coronavírus, JAMA Cardiology, coração

Diversos estudos têm avaliado as possíveis sequelas causadas pelo novo coronavírus no corpo humano. Nesta semana, dois artigos publicados no periódico JAMA Cardiology analisaram os efeitos do patógeno no coração. Um dos resultados apontou que o vírus pode impactar o sistema cardiovascular, mesmo após semanas de recuperação da COVID-19.

Um dos trabalhos, que analisou autópsias de 39 pacientes mortos pela doença, identificou a presença do vírus no miocárdio em 60% dos casos. O outro estudo, realizado com 100 pacientes recuperados, indicou que 78% apresentou inflamação no coração, diagnosticada por ressonância magnética em um tempo médio de 71 dias após a infecção.

Uma das autoras do segundo estudo e pesquisadora do Hospital Universitário de Frankfurt, na Alemanha, Valentina Puntmann, reconheceu que outras pesquisas precisam ser realizadas para avaliar se há “evidências diretas” de que o COVID-19 possa causar o enfraquecimento no coração de um paciente recuperado. “É possível que, em poucos anos, esse efeito seja mais significativo, baseado naquilo que já conhecemos sobre outras doenças virais”, concluiu a pesquisadora.


Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.