Estudo indica que gatos domésticos podem ser infectados pelo SARS-CoV-2
Um estudo publicado no periódico New England Journal of Medicine (NEJM) indica que humanos podem transmitir o novo coronavírus (SARS-CoV-2) para gatos domésticos, enquanto os felinos podem realizar transmissão a outros felinos, inoculados ou não, através de contato direto.
Para comprovar a teoria, pesquisadores inocularam três gatos domésticos com o vírus. Um dia após a inoculação, um gato sem infecção prévia foi alojado junto a cada um dos gatos infectados. Após cinco dias, aqueles sem infecção prévia foram contaminados
Embora tenha havido relatos de gatos infectados sintomáticos, o estudo não identificou qualquer tipo de sintoma associado à ação do vírus em humanos. Essa informação torna necessária um aprofundamento da saúde pública para investigar o potencial de transmissão humano-gato-humano.
Link do estudo na íntegra, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.