Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo aponta que o uso de antibióticos favorece a proliferação de bactérias ruins na microbiota intestinal de bebês prematuros
  • Notícia
  • Notícias, Ciências da Saúde
  • 03/02/2020
  • prematuros, microbiota intestinal, antibióticos

É comum administrar antibióticos para prematuros na primeira semana de vida a fim de evitar infecções graves. O mais recente estudo chegou à conclusão de que o uso de antibióticos em bebês tão novos afeta o desenvolvimento da flora intestinal ao permitir o crescimento de bactérias potencialmente prejudiciais à saúde. Essa pesquisa foi conduzido por médicos da Washington University School of Medicine em St. Louis, nos EUA.

Foram analisadas 437 amostras de fezes de bebês prematuros e saudáveis pelos primeiros 21 meses de vida. Os pesquisadores confrontaram as amostras dos bebês que receberam antibióticos com aquelas dos bebês nascidos a termo ou levemente prematuros (com 36 ou 37 semanas) e que não receberam antibióticos nos primeiros meses de vida.

O relatório concluiu ainda que os bebês que receberam antibióticos por um período maior que os 20 meses demonstraram maior propensão para desenvolver bactérias resistentes aos medicamentos em seus intestinos.

A médica Maria Lúcia Biancalana, infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, alertou para o uso do medicamento de forma desordenada. "O uso indiscriminado de antibióticos acaba estimulando a seleção de bactérias resistentes. Por isso, é importante reduzir o uso apenas ao necessário e por tempo menor”, ressaltou. 

O Gut é um dos mais referenciados periódicos sobre gastroenterologia do mundo. Essa revista online é publicada por uma das mais renomadas editoras da área da saúde: BMJ Group, onde você encontra o melhor do conteúdo médico há 180 anos.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.