Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Descoberta nova molécula capaz de interromper ciclo de vida do parasita da malária
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Notícias
  • 09/09/2019
  • malaria, molecula, parasita

Um estudo identificou a molécula denominada TCMDC-135051 que é capaz de interromper o ciclo de vida do parasita causador da malária, impedindo a transmissão da doença para o mosquito vetor. A pesquisa foi realizada por um grupo de pesquisadores internacional, com participação de brasileiros, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp). 

O pesquisador Paulo Godoi, que realizou o trabalho no Centro de Química Medicinal (CQMED), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explicou que os testes foram conduzidos com cultura de células in vitro e em animais. “In vitro mostrou a inibição da enzima, que o parasita morria dentro da célula, e in vivo mostrou a eliminação do parasita circulante no camundongo, disse. O resultado in vivo mostrou ainda a eliminação do parasita na corrente sanguínea após cinco dias de infecção.", ressaltou. 

O parasita é atingido com a ação do composto em diferentes estágios de desenvolvimento. A molécula é mais eficaz na fase assexuada do parasita, quando ele se prolifera dentro da célula humana e provoca os sintomas, quanto na fase sexuada, quando pode ser transmitido de volta para o inseto vetor e completa o seu ciclo, podendo infectar outras pessoas. O substância inibe uma proteína essencial para o ciclo de vida de três espécies de parasitas transmissores e, ainda, o mais agressivo chamado de Plasmodium falciparum

Atualmente, a malária mata quase meio milhão de pessoas no mundo anualmente. Então para ficar por dentro do panorama da doença, profissionais de saúde podem contar com os conteúdos desenvolvidos pela BMJ Best Practice. Em tópicos de doenças, o recurso oferece informações completas e que são atualizadas constantemente.

Link da notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.