Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
COVID-19: conheça 4 podcasts sobre o assunto
  • Artigo
  • Dotlib, Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 24/06/2020
  • JAMA, NEJM, CMAJ, podcasts

Você ouve podcast?

Primeiramente, vamos entender o conceito em destaque. Podcast é um formato de compartilhamento de conteúdo via áudio que pode abordar diversos assuntos, que o usuário pode efetuar o download e/ou ouvir em um computador, tablet ou celular. O consumo de informações nesse modelo tem conquistado mais adeptos no mundo e a tendência são os números crescerem rapidamente nos próximos anos.

De acordo com o relatório do Podcast Stats Soundbites, divulgado em 2019, o Brasil é o segundo maior mercado de podcast do mundo à frente do Reino Unido e da Austrália. Em 2018, o consumo entre os brasileiros cresceu em 33%. Outra pesquisa, da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), de 2019-2020, aponta o crescimento do consumo nesse formato. Os dados mostram que mais de 64% dos participantes do levantamento já ouvem essa mídia há 5 anos e mais de 50% de pessoas do gênero feminino ouvem até dois anos.

Com a pandemia, os profissionais de saúde precisam se manter atualizados para oferecer um melhor atendimento aos pacientes. No entanto, esse grupo enfrenta longas jornadas de trabalho e precisa conciliar a rotina do dia a dia com a atualização contínua. Assim, como o tempo é escasso, os podcasts se tornaram uma opção pela possibilidade ser realizado com outra tarefa. Porém, onde encontrar esses podcasts relacionados ao patógeno e a COVID-19?

Neste post, você vai entender melhor algumas vantagens de consumir mídias em áudio. Além de conferir uma relação das principais editoras científicas na área da saúde que estão disponibilizando conteúdos atualizados também nesse formato.

Por que consumir conteúdos em áudio?

Confira abaixo os principais motivos dos podcasts serem uma opção de atualização para  aqueles que não possuem muito tempo livre. Entenda também o porquê têm conquistado mais espaço no cotidiano das pessoas, principalmente, entre os profissionais da área de saúde.

• Os áudios podem ser acessados em qualquer hora e em qualquer lugar. Você pode ouvir um podcast e realizar outras tarefas simultaneamente. Por exemplo, durante a realização de atividades físicas, no horário do almoço ou descanso, entre outras possibilidades. Basta colocar os fones de ouvido e selecionar o áudio desejado.

• São mídias, em sua maioria, totalmente gratuitas e não tem os anúncios inesperados que interrompem o conteúdo que está sendo produzindo, criando um verdadeiro desconforto.

• Auxilia para economizar o tempo. Hoje, a maior parte das pessoas têm uma vida agitada e com muitas tarefas para serem realizadas no período de 24h. Para assistir um vídeo, ler um livro ou artigo é necessário reservar um tempo, mas para os podcasts essa necessidade não ocorre.

• São informações que estão disponíveis on-line e offline. Além disso, podem ser acessados pelo celular, computador e tablets. 

Podcasts e o novo coronavírus

Conheça as páginas, das nossas principais editoras científicas na área da saúde, com assuntos voltados para o novo coronavírus no formato podcast.

 

Podcasts COVID-19 do BMJ

 

Nesta seção, você encontra uma seleção de podcasts com conteúdos que abordam temas sobre o coronavírus de todos os periódicos do BMJ, inclusive do Best Practice. É possível ouvir a partir da página da editora, porém permitir ser executados a partir das plataformas abaixo:

• iTunes
• Google Podcasts
• Spotify

 

Canadian Medical Association Journal (CMAJ Podcasts)

 

Para contribuir com conteúdos de qualidade diante da crise na saúde, a CMAJ oferece informações em podcasts abordando diversos assuntos relacionados à COVID, como: “Pandemias e desigualdades sociais”,  “Uma crise de cirurgia em meio à pandemia de COVID-19”, Tratamento do COVID-19: uma diretriz baseada em evidências, entre outros.

Clique aqui para conferir todos que estão disponíveis.

 

New England Journal of Medicine (NEJM)

 

Nesta opção, são apresentadas entrevistas em áudio com os editores do periódico, Eric Rubin e Lindsey Baden. Desde o início da crise do novo coronavírus, eles abordam temas que possam contribuir a esclarecer o momento caótico que o mundo enfrenta. Neste mês, os três últimos publicados até o momento foram: “Um olhar sobre o SARS-CoV-2”, “O impacto do COVID-19 nas comunidades minoritárias” e o “Diagnóstico e tratamento precoce da COVID-19”.

Clique aqui e explore todos os podcasts publicados.

 

Journal of the American Medical Association (JAMA)

 

O periódico publicado pela editora American Medical Association (AMA), criou uma série chamada de “Pergunta e respostas sobre o coronavírus”, em áudio. O leitor tem a oportunidade de encontrar diversos assuntos atualizados que abordam sobre o desenvolvimento de vacinas contra o vírus, as políticas de saúde, a mitigação e contenção do SARS-CoV-2, a importância de priorizar a saúde mental dos médicos, e outros temas. Caso queria ouvir offline, basta selecionar a entrevista  desejada e efetuar o download.

Clique aqui e explore todos os podcasts publicados.

Diante da crise atual na saúde pública, o conhecimento se tornou a base para evitar a desinformação e a disseminação de conteúdos falsos, as conhecidas fake news. Agora, além de consumir informações em textos ou vídeos, você conhece as vantagens de consumir aquelas apenas em áudio. Então, aproveite essas dicas, coloque um fone, selecione o podcast desejado, aperte o play e comece a sua trajetória neste universo.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.