Dot.lib

Fonte: NEJM Fonte: NEJM
COVID-19: como colocar e remover um EPI com segurança
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 20/05/2020
  • NEJM, COVID-19, equipamento de proteção individual, EPI

Apoiar e providenciar assistência aos profissionais de saúde, principalmente, aqueles que atuam na linha de frente no combate da atual pandemia é fundamental para manutenção da força de trabalho nos estabelecimentos de saúde. Além disso as ações estratégicas com esse grupo devem ser realizadas e implementadas de forma preventiva.

De acordo com o último relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 14 de maio, o Brasil possui 31.790 profissionais de saúde infectados com o novo coronavírus e 114.301 casos suspeitos. Esses dados refletem a importância de proteger essas equipes que diariamente têm contato com pacientes infectados pela COVID-19.

A proteção utilizada por esses profissionais para evitar a exposição ao SARS-CoV-2 é chamada de Equipamento de Proteção Individual (EPI), que é composto de luvas, um avental, um respirador N95 e um escudo facial ou óculos de proteção.

Mas qual é a forma para utilizá-lo a fim de garantir maior segurança durante os atendimentos?

Há várias maneiras plausíveis para o uso de EPI e a recomendação é seguir as diretrizes apresentadas pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a instituição em que trabalha. O vídeo abaixo, publicado no New England Journal of Medicine (NEJM), mostra os procedimentos recomendados pelo CDC para colocar e remover o EPI utilizado nos hospitais dos EUA para mitigar o risco de exposição do corpo clínico ao patógeno. 

Vídeo demonstrativo sobre a colocação e remoção seguras de EPI. (Fonte: NEJM)

Procedimentos para colocação de EPI

Antes de manusear um EPI é recomendado: verificar se está bem hidratado e se tem a necessidade de usar o banheiro, trocar de roupa, prender cabelos compridos e remover itens pessoais - jóias e celular - e lavar as mãos com água e sabão ou limpar com um desinfetante à base de álcool. Caso faça uso de óculos de grau, não deixe de averiguar se estão posicionados com segurança no rosto.

É importante também verificar a integridade do equipamento e vesti-lo próximo ao quarto do paciente. Além disso, um dos testes que devem ser realizados é o de vedação do respirador. O vídeo mostra o passo a passo desse procedimento de colocar o EPI e como realizar esse teste de vazamento de ar para que o profissional esteja pronto para entrar no quarto do paciente de forma mais segura.   

Procedimentos para remoção de EPI

A remoção e descontaminação ou descarte do EPI é uma etapa muito importante para evitar riscos de contaminação. Erros na técnica correta de remoção podem representar uma ameaça a prevenção da exposição a patógenos. 

O vídeo demonstra a remoção segura de luvas, aventais, protetores faciais e máscaras. É muito importante evitar a contaminação dos olhos e mucosas ao remover o EPI facial, principalmente, no caso de uso de óculos de grau, sempre verifique se não estiveram em contato com a superfície passível de contaminação do EPI. 

No caso da utilização de protetores faciais não descartáveis coloque-os em recipientes adequados para descontaminação, seguindo as orientações de sua instituição. Porém, se foi utilizado um protetor facial descartável, deve haver um coletor de resíduos próximo para o descarte correto. As máscaras devem ser removidas de forma que apenas suas alças sejam tocadas. Não esqueça da higienização das mãos a cada etapa.

Proteção e segurança

O novo coronavírus se tornou uma ameaça a saúde pública. Pesquisadores de diferentes países estão fazendo testes com diversas substâncias para encontrar uma vacina contra essa doença. Enquanto isso não ocorre, a melhor forma dos profissionais evitarem a infecção pelo patógeno e poder tratar de pacientes infectados é através de treinamentos e competência para manusear o equipamento de proteção com segurança.

Para mais informações sobre EPIs, acesse o artigo do NEJM.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.