Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Coronavírus: 5 ferramentas que todo profissional de saúde deve conhecer
  • Artigo
  • Dotlib, Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 10/06/2020
  • coronavírus, profissionais de saúde, ferramentas, NEJM

A pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem transformado a rotina das populações de todo o mundo e produzido grande impacto na saúde pública. Por ser um vírus considerado recente, diariamente novas descobertas sobre a ação do SARS-CoV-2 são identificadas. Além disso, diversos estudos já estão em fase de testes para encontrar uma vacina no combate ao vírus.

Mas enquanto os pesquisadores não encontram um tratamento eficaz e seguro, os profissionais de saúde têm enfrentando diversos desafios durante o atendimento dos pacientes infectados. Por isso, a educação continuada se tornou uma necessidade fundamental para esse grupo, visando o aprimoramento dos seus conhecimentos profissionais. Essa atualização pode ser realizada através de cursos, treinamentos e estudos sobre o assunto.

Atualmente, organizações de saúde e universidades têm desenvolvido diversas ações para apoiar os médicos e os enfermeiros com informações confiáveis, tanto no cuidado com o paciente, quanto na sua proteção diante dessa crise na saúde. Abaixo selecionamos 5 ferramentas para o profissional de saúde se manter atualizado sobre o novo coronavírus e aperfeiçoar as suas habilidades no suporte aos pacientes. Confira:  

1- EPISaúde 


A plataforma EPISaúde —  criada pelos pesquisadores de biossegurança do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) — tem como o objetivo ajudar aos profissionais de saúde no treinamento para o manuseio correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Dessa forma, evitar a exposição desnecessária ao vírus no ambiente hospitalar. 

Através de desenhos esquematizados e vídeos informativos são disponibilizados o modo de utilização e descarte de forma correta dos elementos que compõem o EPI (máscara N95, luvas, avental e um escudo facial ou óculos de proteção). A ferramenta também é um canal que os profissionais podem encaminhar dúvidas, críticas, sugestões de forma aberta ou anônima. 

Clique aqui e comece a explorar.

2- COVIDLog

Para apoiar os profissionais de saúde durante a pandemia, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) tem desenvolvido diversas ações de enfrentamento à doença. Uma delas foi a criação da COVIDlog, a plataforma tecnológica de educação com conteúdos relevantes sobre todos os aspectos do novo coronavírus. 

A plataforma reúne informações em diversos formatos, como vídeos, podcasts, artigos científicos, dados estatísticos, fóruns e eventos. O seu acesso é gratuito, sendo necessário apenas efetuar um cadastro.

Os principais objetivos propostos com essa iniciativa são: criar uma rede de profissionais de saúde com interesses comuns; ser uma ferramenta de atualização contínua para profissionais de saúde com relação a COVID-19; divulgar e notícias pesquisas mais recentes sobre o vírus e suas implicações epidemiológicas, de prevenção, clínicas e terapêuticas; disponibilizar materiais confiáveis em tempo real.

3- Recursos de mídia 3D interativos - BioDigital

Transformar as informações de saúde em visuais é uma forma de facilitar a compreensão e a auxiliar no processo de aprendizagem da anatomia humana. Neste contexto, a BioDigital  — uma plataforma de software 3D interativa para visualizar anatomia, doença e tratamento  — está disponibilizando gratuitamente visualizações interativas em 3D com assuntos relacionados com o novo coronavírus.

As interações permitem que o usuário possa fazer um tour da estrutura interna e externa do vírus, da ação dele no corpo humano, a resposta imune do organismo, entre outras abordagens. Embora os recursos sejam criados pelos principais virologistas, eles devem ser usados para fins informativos e não para decisões médicas.

Abaixo selecionamos alguns temas disponíveis para iniciar a sua trilha na plataforma.

 • Infecção por COVID-19 antes e após a vacinação: análise interativa em 3D da resposta do corpo ao COVID-19 antes e depois da vacinação; 

 • Sintomas do COVID-19: tour interativo em 3D que descreve os sintomas do COVID-19;

 • Estrutura interna do vírus COVID-19: apresentação da estrutura interna do SARS-CoV-2, rotulada.

Clique aqui e acesse todas as interações 3D disponíveis.

4- Who Academy

O Who Academy é o aplicativo criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os profissionais de saúde ampliarem suas habilidades durante o combate a pandemia da COVID-19. A ferramenta, disponível na versão em português, traz orientações, artigos clínicos da base de dados da OMS, webinars, workshops e aulas virtuais atualizadas. Há uma seção com recomendações e notícias mais recentes sobre a pandemia. Os usuários podem  contar com conteúdos em árabe, chinês, inglês, espanhol e russo.

O aplicativo foi implementado com base nas necessidades apresentadas por 20 mil profissionais de todo o mundo em uma pesquisa da Academia da OMS, realizada em março deste ano. O estudo identificou que dois terços dos entrevistados precisavam estar mais preparados quanto a prevenção e controle de infecções, gerenciamento de casos, uso de EPIs, segurança no trabalho, comunicação de riscos e engajamento comunitário. 

O Who Academy está disponível para download gratuitamente para as versões: Android e iOS.

5- Covid-19 Rx: Simulações de Tratamento

 
O recurso COVID-19 RX, disponibilizado pelo NEJM Group, tem como proposta fornecer conteúdos clínicos que possam colaborar com os profissionais na linha de frente da pandemia. É uma série com simulações de cinco pacientes infectados (leve, moderado, forte, crítico e especialista) com informações clínicas detalhadas para cada caso. É possível consultar vários especialistas na simulação que podem fornecer dados importantes para salvar vidas.

A dica é começar pelo "COVID-19 Interactive Primer" para compreender melhor os conceitos básicos sobre o gerenciamento de pacientes com suspeita ou positivo para doença.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.