Contribuições para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no mundo
A pandemia de COVID-19 está gerando um enorme esforço para o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus, SARS-CoV-2, ao redor do mundo. Atualmente, encontram-se em fase de ensaios clínicos seis candidatos a vacinas e outros 80 em estágios pré-clínicos. Isso indica que diversas abordagens estão sendo analisadas simultaneamente.
No entanto, são encontrados entraves no processo de licenciamento das vacinas, reduzindo consideravelmente a quantidade delas autorizadas a dar prosseguimentos em seus testes. Até o momento, não existe nenhuma vacina licenciada para a doença. Acredita-se que isso se ocorra por razões econômicas e desafios atrelados a composição da mesma, por conta da curta duração de respostas imunes a infecções naturais causadas pela doença. Além disso, geraram preocupação com a segurança após realizados testes em animais.
O artigo, publicado no BMJ, aponta que as diversas estratégias de desenvolvimento de vacinas para a COVID-19 utilizam métodos tradicionais e técnicas avançadas, em sua maioria, tendo como alvo a proteína spike. Os anticorpos que têm como alvo essa proteína, podem bloquear a entrada de vírus, impossibilitando sua replicação subsequente, como é o caso da importante pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina conduzida por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Link do estudo na íntegra, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.