Dot.lib

Quase um terço da população global - 2,6 bilhões de pessoas - vive em países em situação de estresse hídrico "extremamente alto". (Fonte: BBC Brasil) Quase um terço da população global - 2,6 bilhões de pessoas - vive em países em situação de estresse hídrico "extremamente alto". (Fonte: BBC Brasil)
Conheça os países onde a água já é um recurso escasso
  • Notícia
  • Notícias
  • 08/08/2019
  • OMS, Organização Mundial da Saúde, crise hídrica, ecologia, estresse hídrico, recursos hídricos, recursos renováveis, água

O chamado nível de "estresse hídrico" é definido como “a quantia de água extraída de fontes terrestres e superficiais em comparação com o total disponível”. O relatório realizado pelo World Resources Institute (WRI), um centro de pesquisa de Washington, alerta que o “extremo estresse hídrico” já afeta quase 400 regiões do planeta.

Aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas vivem em países em situação de estresse hídrico “extremamente alto”, esse número inclui 1,7 bilhões de habitantes de 17 territórios classificados como “extremamente carentes de água”, conforme o estudo.

O país de maior risco com falta de água é o Catar, seguido por Israel e Líbano. Os dados destacam que os países do Oriente Médio são considerados os de maior estresse hídrico. Já o Brasil não vive a mesma realidade, pois a maior parte do país tem um baixo risco de estresse hídrico. 

Para compor a pesquisa foram analisados modelos hidrológicos através do cálculo da quantidade de água retirada dos suprimentos de águas superficiais e subterrâneas disponíveis em cada localidade em comparação com o total de água disponível.

Com foco em publicações científicas voltadas para ciências da terra, a editora The Geological Society of London (GSL) é a mais antiga sociedade geológica do mundo. Oferece uma ampla gama de apoio profissional e científico através das reconhecidas publicações geocientíficas. Atualmente, são ao todo cerca de 18.000 artigos arbitrados com conteúdos em geociências e áreas correlatas. Acesse a GSL e conheça todos os recursos disponíveis. 

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.