Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Como se manter atualizado com as novidades da área médica?
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 30/09/2020
  • eventos, profissionais de saúde, área médica

Com os avanços tecnológicos, as pesquisas  não param em busca de inovações na área da medicina. Ao longo dos anos, diversas descobertas científicas têm trazido cada vez mais benefícios para os pacientes, além de maior precisão e rapidez no diagnóstico. 

Diante desse cenário, o médico que não investe em sua carreira segue na contramão do progresso que vive a sociedade. Então, como ser um profissional diferenciado frente a concorrência? Como se tornar uma autoridade e prestar um serviço de saúde cada vez mais seguro?

Os eventos e atividades científicas são opções para a qualificação profissional, porém eles podem ser nomeados de acordo com o seu formato de apresentação. É importante conhecer os objetivos de cada um deles a fim de escolher aquele que melhor atenda ao seu perfil médico.

Neste artigo, vamos explorar as características das principais modalidades de atualização para que profissionais da área da saúde possam fazer um upgrade em sua carreira. Veja a seguir:  

1 - Seminários

A palavra seminário tem origem do latim e significa “semente”. Seus objetivos são “semear” novas ideias para solução de um problema, somar informações, experiências e, não obrigatoriamente, chegar a conclusões e resultados. O seminário pode durar um dia ou até várias semanas.

Nesta categoria, a reunião é conduzida por um orador —  um especialista na área específica —  para fazer a exposição do assunto e em seguida é aberto para discussão com os participantes que já possuem algum conhecimento prévio do assunto abordado. A sessão se divide em três partes: fase de exposição, fase de discussão, fase de conclusão. 

2 - Conferências 

Trata-se de reuniões que têm como proposta informar e discutir sobre um tópico considerado relevante para um segmento específico. O conferencista é uma autoridade com amplo conhecimento que irá expor o tema previamente escolhido por um tempo determinado. Em seguida, ele costuma responder às perguntas formuladas pelos participantes, identificadas por escrito ao término da apresentação. 

O público presente nessas reuniões, normalmente, possuem um conhecimento prévio ou já exercem determinada atividade relacionada com o tema proposto. Além de ampliar e desenvolver os conhecimentos, os participantes das conferências têm a oportunidade de aumentar seu networking e fortalecer o relacionamento com outros profissionais da sua área.

3 - Simpósios

Os simpósios são reuniões, com a direção de um moderador, de um determinado grupo de especialistas de renome. Os objetivos dos participantes é tratar sobre determinado tema para obter avanços em sua elucidação. Assim, vários especialistas são incluídos numa mesa para fazer uma argumentação e, posteriormente, desenvolvem um debate entre si.

Inicialmente, o moderador apresenta os especialistas e introduz os tópicos de cada assunto. Ao longo dos debates, ele se torna uma figura importante para que o tempo de discussão não ultrapasse o limite e para controlar ideias divergentes entre os debatedores. Já o público participa somente no final, com perguntas escritas e identificadas e sem teor de polêmica.

4 - Congressos 

Os congressos são reuniões onde representantes de determinada área de atividade podem  debater e fazer a exposição sobre assuntos específicos do segmento em questão. Por isso, é um espaço em que o profissional tem a oportunidade de obter informações sobre sobre as técnicas e metodologias mais recentes em sua área de atuação.

Eles podem ser realizados em âmbito regional, nacional ou internacional com duração de alguns dias. Normalmente, agrupam diversas sessões de trabalho previamente definidas como: conferências, simpósios, comissões de debate, pôsteres, workshops e minicursos, abordando diversos temas de uma mesma área. Os debates entre palestrantes são abertos e feitos em módulos.

Esse tipo de reunião é comum na área da medicina, pois a maioria dos profissionais médicos de determinada especialidade podem compartilhar conhecimentos, experiências e estudos. Os congressos, geralmente, são organizados pelas entidades que representam a categoria, como as sociedades brasileiras. 

No site da Associação Médica Brasileira você encontra a especialidade e a respectiva instituição regulamentadora.

5 - Cursos

Os cursos consistem em “treinar" ou “ensinar a fazer algo” com o objetivo de transmitir um conhecimento mais teórico do que prático. É composto de pessoas com formação acadêmica que procuram passar seu conhecimento aos participantes.

É recomendado para quem desejar adquirir um conhecimento e se aprimorar em alguma área. Eles podem ser realizados nos formatos on-line ou presenciais. Devido às jornadas intensas e longas de trabalhos, os cursos na modalidade on-line tem ganhado cada vez mais espaço entre os profissionais de saúde, uma vez que podem ser realizados em qualquer horário e qualquer lugar. 

Onde encontrar?

A Dot.Lib possui uma equipe especializada para ministrar treinamentos das plataformas de conteúdos das editoras parceiras, em diversas áreas de conhecimento, como Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Ciências Humanas, entre outras. Assim, os usuários podem acompanhar as capacitações na agenda de treinamentos do site e selecionar aquela mais adequada ao seu perfil.

O Cognys — a solução digital da Dot.Lib para aprimoramento e atualização dos profissionais de saúde — conta com seções exclusivas de cursos e eventos nacionais e internacionais nas mais diversas especialidades médicas.

Página de Cursos

Página de Eventos

Para conquistar o reconhecimento e oferecer um atendimento com mais qualidade é necessário muita dedicação mesmo após a conclusão do curso e estar atentos às novidades. Agora, aproveite os conhecimentos adquiridos para investir ainda mais na sua carreira.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.