Dot.lib

Istock Istock
Cientistas desenvolvem formas de livrar o açaí da doença de Chagas
  • Notícia
  • Notícias
  • 09/08/2019

Diante dos constantes surtos da doença de Chagas na Amazônia nos últimos anos, surgiu a necessidade de criar formas de evitar que o contágio continue crescendo. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram métodos para garantir a retirada do protozoário transmissor da planta do açaí, antes de ser comercializada. 

O barbeiro é um dos vetores da doença, que além de ser hematófago pode também se alimentar da seiva de plantas, sendo o açaí particularmente atrativo para o inseto. Mesmo após o processo de trituração dos frutos do açaí o parasita sobrevive e consegue infectar o ser humano. 

A professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Bioprocessos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Vanete Thomaz Soccol, conduziu estudos e pesquisas ao longo de 4 anos para assegurar medidas que fossem não só efetivas em eliminar o parasita do açaí, porém simples e sem custos elevados para que os pequenos produtores rurais. Para o processo de eliminação constataram a eficácia da água sanitária, elevar à temperatura a 70º por 10 segundos ou processo de pasteurização. 

O NEJM Group é comprometido com trazer os conteúdos mais atualizados e relevantes para a comunidade de profissionais da saúde. Dentre seus produtos destacam-se  New England Journal of Medicine, NEJM Journal Watch e NEJM Knowledge+.

O New England Journal of Medicine é um periódico de medicina geral publicado continuamente há mais de 200 anos, uma das mais reconhecidas publicações para obtenção de novos conhecimentos médicos e práticas clínicas. 

Para ler a notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.