Dot.lib

Combinada com a varredura a laser aerotransportada, a nova tecnologia consegue detectar e analisar valas de drenagem com precisão através da mata fechada (imagem: Canva). Combinada com a varredura a laser aerotransportada, a nova tecnologia consegue detectar e analisar valas de drenagem com precisão através da mata fechada (imagem: Canva).
ASCE: deep learning ajuda a otimizar o gerenciamento hidrológico em florestas densas
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia
  • 30/03/2023
  • ASCE, Deep learning, DotLib, Engenharia, Hidrologia, Mapeamento aéreo, Tecnologia

A combinação de varredura a laser aerotransportada com deep learning (ou aprendizado profundo, em inglês) conseguiu otimizar o gerenciamento hidrológico ao mapear e analisar com precisão valas de drenagem em florestas densas. Publicado no Journal of Irrigation and Drainage Engineering, da American Society of Civil Engineers (ASCE), o estudo também mostrou que o laser é a melhor opção para captação de imagens de resolução fina das valas obscurecidas pela copa das árvores

Para isso, uma rede neural profunda foi treinada com dados de varredura a laser aerotransportada de 1.607 km de canais digitalizados manualmente em dez regiões espalhadas pela Suécia. O modelo mapeou corretamente 86% de todos os canais de valas nos dados de teste, com um coeficiente de correlação de Matthews de 0,78. De acordo com a pesquisa, esse método requer apenas um índice topográfico, o que possibilita a implementação em escalas nacionais com recursos computacionais limitados.

A drenagem florestal é um recurso muito usado em zonas úmidas arborizadas da Europa para melhorar o crescimento da madeira e o reflorestamento; entretanto, pouco se sabe sobre seus reais benefícios e malefícios ao meio-ambiente. Os autores acreditam que este estudo abre possibilidades de uso de tecnologias de IA avançadas para mapear valas de drenagem em grandes áreas de mata fechada. A técnica pode contribuir significativamente para a avaliação da hidrologia regional do ecossistema em paisagens florestais, fornecendo dados mais precisos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.