APA: programa multidisciplinar para tratamento de TEPT mostra eficácia em estudo piloto
Um estudo piloto recente mostrou a eficácia de um programa de tratamento para o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) desenvolvido em colaboração com a Universidade do Kansas (Estados Unidos). O “Warriors Ascent”, como é chamada a abordagem, consistiu em um retiro de cinco dias nos quais os participantes passaram por intervenções intensivas, como educação cognitivo-comportamental e práticas de atenção plena.
De acordo com artigo publicado no Journal of Psychotherapy Integration, da American Psychology Association (APA), o programa — que contou com a participação de veteranos de guerra e socorristas — se mostrou eficaz na redução da depressão, do estresse pós-traumático e do consumo de alto risco de álcool. Para se ter uma ideia, a taxa de abandono do tratamento foi de 2,9%, em comparação com a média de 36% para tratamentos convencionais para o TEPT.
O programa “Warriors Ascent” aborda aspectos fundamentais da saúde, incluindo nutrição e atividades físicas, destacando uma abordagem holística para a cura. Segundo os pesquisadores, uma das barreiras para o tratamento de TEPT é a percepção de que os cuidados com a mente são ineficazes. Nesse sentido, a pesquisa sugere que abordagens como esta, breves e multidisciplinares, podem ser especialmente benéficas para pessoas com múltiplos problemas de saúde mental.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.