
Anestesia: tipos e usos na prática clínica
Os anestésicos são fármacos responsáveis por auxiliar na interrupção ou modificação de impulsos nervosos. O termo “anestesia” significa bloqueio geral ou parcial da sensibilidade de determinado órgão ou local do corpo. No entanto, devido aos efeitos colaterais observáveis, processos como o de analgesia, sedação, bloqueio ou relaxamento muscular são frequentemente confundidos, podendo ser usados com finalidades secundárias, como é o caso da cetamina.
A anestesia é constituída por quatro etapas. A primeira, conhecida como pré-medicação, corresponde à fase de tranquilização e relaxamento do paciente para o procedimento. A segunda, chamada de etapa de indução, é a fase em que se inicia a administração de agentes anestésicos e se prolonga até o momento da incisão.
A terceira etapa é a manutenção, que consiste no cuidado com o paciente, mantendo-o em plano cirúrgico até que o procedimento termine. E a última etapa é a recuperação, na qual o uso dos anestésicos é interrompido para que o paciente acorde logo após a finalização do procedimento cirúrgico.
Para sanar as dúvidas sobre os princípios básicos da anestesia, a Dot.Lib preparou um artigo com as principais informações para o entendimento do assunto, sob o ponto de vista farmacêutico.
Características ideais de um anestésico e seus principais efeitos
Da direita para a esquerda, exemplos de anestesias administradas por via inalatória e intravenosa (imagem: Canva).
A prática moderna se baseia no uso de associação de fármacos inalatórios e intravenosos, tirando proveito das propriedades favoráveis de cada um e minimizando seus efeitos colaterais. Dentre as características ideais de um anestésico, encontram-se:
- Indução da perda de consciência rápida e uniforme;
- Rapidez na reversão de sua interrupção;
- Ampla margem de segurança;
Já entre os principais efeitos observados em anestésicos, estão:
- Perda de consciência;
- Tontura;
- Dores musculares;
- Sensação de boca seca;
- Náuseas e vômitos;
- Tremores.
Tipos de anestésicos gerais
Imagem: Canva.
Como dito anteriormente, os anestésicos podem ser divididos em dois tipos principais: os endovenosos e os inalatórios. Os anestésicos endovenosos são representados por agentes de diferentes grupos farmacológicos, com diferentes estruturas químicas e mecanismos de ativação, entre os quais estão o propofol, a cetamina, o etomidato, a dexmedetomidina e outros.
Os anestésicos inalatórios são administrados por via respiratória durante as fases de indução e manutenção da anestesia previamente iniciada. Eles incluem agentes voláteis e gases. Os agentes voláteis são substâncias líquidas convertidas em gases por meio de vaporizadores. Eles atuam como hipnóticos, depressores do sistema respiratório e cardiovascular, além de apresentarem efeito analgésico limitado. Entre os agentes voláteis destacam-se o sevoflurano, halotano, isoflurano e o óxido nitroso.
No geral, os procedimentos anestésico-cirúrgicos podem exigir a administração de anestésicos inalatórios e intravenosos ao mesmo tempo. Desta forma, o manuseio se torna mais preciso e seguro ao paciente, além de possibilitar a redução de doses e, consequentemente, de sua toxicidade.
Adjuvantes na anestesia
Imagem: Canva.
Os adjuvantes atuam nas mais diversas funções que agregam a analgesia ao tratamento analgésico e geralmente são baseados em anti-inflamatórios não esteroides (AINES) e opioides. Esses medicamentos geralmente são administrados de duas maneiras: por meio da infusão contínua ou por via oral.
O regime de infusão contínua é voltado para dores agudas, principalmente no pós-imediato, e é frequentemente utilizado quando são associados medicamentos com dois ou mais adjuvantes. Entre os principais adjuvantes, estão:
- Antieméticos: evitam que o paciente tenha náuseas que podem ser desencadeadas pela anestesia;
- Benzodiazepínicos: reduzem a ansiedade;
- Opioides: são responsáveis pela analgesia, em caso de dores e incômodos;
- Anti-histamínicos: tem como objetivo prevenir reações alérgicas;
- Barbitúricos: são responsáveis pelo processo de sedação do paciente;
- Anticolinérgicos: são utilizados para evitar bradicardia;
- Bloqueadores neuromusculares: facilitam a intubação e promovem o relaxamento.
Estágios da anestesia
A seguir, confira um quadro explicativo sobre os quatro estágios da anestesia:
Imagem: Dot.Lib.
McGraw Hill: conheça o AccessAnesthesiology
Imagem: Dot.Lib / McGraw Hill.
Com mais de um século figurando entre as principais editoras de conteúdo científico no mundo, a McGraw Hill tem tradição e reconhecimento internacional no fomento ao aprendizado e trabalho de profissionais de diversas áreas por meio de ferramentas, serviços e publicações digitais. Entre suas já conhecidas soluções educacionais para a Medicina, apresentamos o AccessAnesthesiology, um recurso de aprendizagem confiável para médicos, farmacêuticos e demais profissionais e estudiosos no campo da Anestesiologia.
A plataforma dá acesso ao conteúdo completo de 43 livros de destaque na área, incluindo títulos como Anesthesiology e Morgan & Mikhail’s Clinical Anesthesiology. Ainda, disponibiliza animações, palestras e vídeos de procedimentos desenvolvidos para guiar o usuário no desenvolvimento de habilidades básicas e avançadas, com imagens de alta qualidade para otimizar diagnósticos e tratamentos.
Se você se interessou pelo OMMBID ou quer saber mais sobre o portfólio da McGraw Hill para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.