Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Amido de milho é a matéria-prima de partícula para combater o Aedes aegypti
  • Notícia
  • Notícias
  • 07/08/2019
  • aedesaegypti, amidodemilho, chikungunya, óleodetomilho

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram partículas capazes de armazenar e liberar compostos ativos letais para combater as larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya, à base de amido de milho e óleo de tomilho.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Silvia Prata, professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp), o óleo essencial de tomilho testado na pesquisa, como agente larvicida, é biodegradável e na concentração usada não oferece risco à saúde.

"Conseguimos obter uma partícula que se comporta exatamente como os ovos do Aedes. Enquanto o ambiente está seco, ela se mantém inerte e conserva o agente ativo protegido. A partir do momento em que entra em contato com a água, começa a inchar para permitir a liberação do larvicida. Após três dias, período em que os ovos eclodem e tem início a fase larval, a partícula passa a liberar quantidades letais do princípio ativo na água", explica Prata.

A metodologia teve a patente requerida pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova) e foi publicada em artigo na revista Industrial Crops and Products.

Para acessar a notícia completa, clique aqui.

 

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.