Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
5 Ted Talks para inspirar sua pesquisa
  • Tecnologia
  • 19/07/2019
  • aplicação prática, artigo científico, conhecimento científico, dados obtidos, estudos de caso, etapa da pesquisa, formulação do problema, método científico, novos conhecimentos, objeto da pesquisa, pesquisa científico, pesquisa exploratória, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, pesquisador deve, pesquisas bibliográficas, projeto de pesquisa, revisão da literatura, ted talks, tipo de pesquisa

Confira 5 vídeos do Ted Talks onde o foco é pesquisa.

A cabeça do pesquisador não para: pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, pesquisa exploratória, métodos científicos, pesquisas científicas, a formulação dos problemas, dados obtidos, revisão da literatura e pesquisas bibliográficas.
As pesquisas científicas e suas aplicações práticas têm muitas etapas, procedimentos e fases. Que tal conferir cientistas falando sobre suas áreas de pesquisa com entusiasmo?

 

“Os erros causados por dados inadequados são muito menores do que aqueles devido à falta total de dados.”

(Charles Babbage)

TEDNYC - Mona Chalabi: “3 ways to spot a bad statistic

Depois de trabalhar para uma organização humanitária, a jornalista percebeu a importância de ter estatísticas, no entanto, muitas vezes os dados obtidos não refletiam a realidade, eram manipulados. Desde então, seu propósito, o foco de seu trabalho é facilitar o acesso a estatísticas reais. 

Sobre a autora

Mona Chalabi é uma reconhecida analista de dados no jornal britânico The Guardian, onde produz artigos, documentários e transforma estatísticas em ilustrações e animações. Chalabi fala sobre como questionar, interpretar e entender o que dizem os números. Com seus exemplos irreverentes e sua personalidade espontânea, ela nos guia pela sua experiência interpretando a forma como os dados são obtidos para que se possa determinar a sua confiabilidade. 

A informação que obtemos online é imparcial?

TEDxOslo - Andreas Ekström: “The moral bias behind your search results

A informação que buscamos em sites de pesquisas são neutros? Andreas Ekström aborda e compara dois acontecimentos envolvendo a pesquisa de imagens do Google. Onde houve uma manipulação de informação para adulterar os resultados, em uma delas denegrindo a imagem da ex-primeira dama norte americana Michelle Obama e em outra um ativista de extrema direita norueguês que explodiu prédios do governo e atirou contra grupos de jovens resultando na morte de 77 pessoas.
Os mecanismos de busca se tornaram as mais confiáveis fontes de informação imparciais e mediadores da verdade, mas por trás dos algoritmos há um conjunto de valores pessoais que os códigos não conseguem evitar. 

Sobre o autor

Andreas Ekström é redator do jornal sueco Sydsvenskan, colunista, autor de 6 livros e palestrante. O escritor se dedica a temas sobre a revolução digital. 

Imensidão azul, zonas abissais

TED-Ed - David Gallo: “Deep ocean mysteries and wonders

David Gallo mostra paisagens subaquáticas ao explorar montanhas altas e vales profundos, tudo isso debaixo d'água.
Apenas 5% dos oceanos foram explorados, a falta de luz, baixas temperaturas, excesso de pressão e a escassez de nutrientes traz adaptações incríveis de animais bem pequenos e outros enormes. Fontes de calor em águas “venenosas”, mas que abrigam mais vida do que uma floresta tropical. 

Imagine fazer uma viagem ao Titanic sem se molhar, esse é mais um projeto dos quais Gallo faz parte, digitalizar o titanic a ponto de que se possa fazer uma excursão virtual.

Sobre o autor

David Gallo é um oceanógrafo comprometido com o mapeamento do leito marinho nos maiores detalhes pelo bem da biologia marinha, um verdadeiro embaixador das profundezas do mar para os habitantes da terra firme.

A curiosidade faz o mundo girar

TEDxSydney - Suzie Sheehy: “The case for curiosity-driven research”

Sexto sentido? Intuição? Insights? Em “The case for curiosity-driven research” A física Dra. Suzie Sheehy celebra a sapiência humana com uma palestra sobre pesquisa motivada pela curiosidade, onde descobertas sem grandes aplicações práticas hoje são invenções modernas muito utilizadas. Elétrons, acelerador de partículas, raios-x, smartphones, todos estão conectados .

Utilizando-se do ditado do escritor Jonathan Swift “ter visão é a arte de enxergar coisas invisíveis“ a mensagem é defender a necessidade de investir mais em uma compreensão mais profunda do mundo.

Sobre a autora

A Dra. Sheehy é uma reconhecida física especializada em projetar aceleradores de partícula, além de dar aulas na Universidade de Oxford é uma ativa palestrante. Suas pesquisas trouxeram grandes contribuições para áreas como a medicina com tratamentos para câncer e feixe de elétrons na área de energia.

“Vida longa e próspera” (S'chn T'gai Spock)

TED@Merck - Ilona Stengel: “The role of human emotions in science and research

Dr. Spock, química orgânica, OLEDs, telas de smartphone: como o cancelamento de um projeto pode ser o pontapé inicial de uma pesquisa ainda mais ambiciosa. Ciência se baseia em fatos e lógica, mas isso não exclui o fator emocional.
Dra. Stengel postula que talvez as emoções possam ser grandes aliadas na pesquisa científica, através de um episódio em particular onde a descontinuação de um projeto levou a resultados além do esperado e uma equipe altamente coesa e motivada.

Sobre a autora

A Dra. Ilona Stengel é química especialista em polímeros, por mais de 10 anos tem estado envolvida em vários grupos internacionais de pesquisa industrial e acadêmica, onde obtém insights sobre a motivação em ambientes de pesquisa científica.

A Dot.Lib representa editoras nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive as Ciências Exatas e da Terra, onde você encontra as melhores soluções em física, oceanografia, estatística, química e conteúdo científico de ponta para sua pesquisa.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.