Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 cursos on-line e gratuitos na área de biblioteconomia
  • Artigo
  • Ciências Humanas
  • 05/08/2020
  • biblioteconomia, gestão da informação, bibliotecários

A pandemia do novo coronavírus trouxe grandes transformações para a sociedade mundial   como o home office, o uso de máscaras, novas formas de saudações e as reuniões virtuais. Além disso, diversos setores tiveram que se readaptar à nova realidade e, durante o período de quarentena, novos hábitos começaram a surgir. Nesta lista, as capacitações on-line se tornaram uma boa opção para aproveitar o tempo e aprimorar ou adquirir novas habilidades.

Apesar do cenário de incertezas causado pelo patógeno, cada dia mais o mercado de trabalho tem exigido uma maior qualificação profissional. Então, manter-se atualizado precisa ser uma prioridade dos profissionais da atualidade, principalmente aqueles que trabalham com a gestão de informação e documentos, como os bibliotecários. Para auxiliar esses profissionais no aperfeiçoamento de sua carreira, separamos 5 dicas de cursos on-line e gratuitos na área de biblioteconomia.

1 - Curso de “Gestão da Informação e Documentação: conceitos básicos em gestão documental”

O curso tem como proposta apresentar conhecimentos relacionados à gestão da informação e documentação, com carga horária de 20 horas, sendo disponibilizado pela Escola Virtual.Gov – EV.G, o portal único do governo brasileiro que oferta capacitação à distância em diferentes áreas de conhecimento.

O conteúdo programático aborda assuntos como: conceitos de gestão de documentos, diferença entre dado e informação, características dos documentos, ciclo de vida dos documentos, gerenciamento de documentos arquivísticos, entre outros temas. 

Para realizar a sua inscrição, clique aqui

2 - Curso de Auxiliar de Biblioteca

A proposta do "Curso de Auxiliar de Biblioteca” é capacitar profissionais que atuam em diversas áreas de conhecimento e estudantes que desejam mais aperfeiçoamento no assunto. O conteúdo programático é dividido em 12 módulos e você encontra temas como: história da Biblioteca Nacional do Brasil, estrutura física e organizacional de uma biblioteca, características e definições dos elementos de biblioteca e documentos, entre outros. 

Sua carga horária é composta de 100 horas, com base nos conteúdos disponíveis. A matrícula no curso e o acesso às apostilas são gratuitas, porém a emissão do certificado digital é realizada apenas mediante  pagamento de uma taxa.

O Ginead - Instituto Nacional de Ensino a Distância, que é associado à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), é responsável por fornecer essa capacitação. O Instituto tem como missão levar o conhecimento, através da tecnologia, com base na eficiência, qualidade e inovação.

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

3 - Oficina on-line sobre atribuição de DOI a periódicos científicos em OJS/SEER



O Digital Object Identifier (DOI) representa um sistema de identificação numérica para documentos digitais de propriedade intelectual, como livros e artigos eletrônicos. Neste curso, os alunos poderão aprender os conceitos, requisitos e responsabilidades para atribuições do DOI nas publicações científicas; as vantagens e os custos para sua  implementação. O foco maior será nos periódicos publicados em OJS/SEER, porém serão mostrados, também,  os procedimentos para outros tipos de publicações. 

Esse curso faz parte da modalidade Massive Open Online Courses (Cursos On-line Abertos e Massivos) - MOOCs, que são oferecidos desde 2014 pela Content Mind. São capacitações on-line, gratuitas, com certificação opcional e matrículas abertas com fluxo contínuo. Caso o aluno tenha interesse pela emissão do certificado, é necessário realizar uma avaliação, obter pontuação mínima de 75%, e efetuar o pagamento de uma taxa. 

A carga horária é composta de 30 horas e pode ser realizada no período de 30 dias corridos, a começar da obtenção da senha. Para efetuar a inscrição é necessário usar a chave para autoinscrição: “DOI”. 

Para mais informações sobre a inscrição, clique aqui.

4 - Curso de “ORCID: o identificador digital que personaliza o autor”



O Open Researcher and Contributor ID - ORCID é um código alfanumérico de 16 dígitos, separado de 4 em 4 por um hífen, não proprietário, para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos.

Diante do aumento de instituições brasileiras que estão se tornando membros do ORCID, a Content Min preparou o “ORCID: o identificador digital que personaliza o autor”, também na modalidade MOOC,  para capacitar bibliotecários, autores/pesquisadores, editores científicos e suas equipes editoriais sobre o tema.

Sua carga horária é composta de 30 horas e pode ser realizada no período de 30 dias corridos, a começar da obtenção da senha. Para efetuar a inscrição é necessário usar a chave para auto inscrição: “ORCID”.  

Para mais informações sobre a inscrição, clique aqui.

5 - Curso de Biblioteca Escolar

É um curso livre que tem como objetivo ampliar o conhecimento na educação sobre o funcionamento e organização da Biblioteca Escolar, para que os profissionais possam atuar no processo pedagógico da escola de maneira a contribuir com a democratização da leitura.

Neste curso, você vai encontrar conteúdos de como organizar uma biblioteca escolar, sistema de classificação, formação e desenvolvimento do acervo e referências biográficas, entre outros assuntos.  

A Associação Brasileira de Educação Online - ABELINE é responsável pela oferta do curso, com carga horária de 110 horas/aula, sem um tempo mínimo para conclusão. Logo, cada aluno poderá estudar conforme  sua disponibilidade. 

Para efetuar a sua matrícula, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.